quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

A metafísica da Moral

A idéia de ideologia se resume na ética e na moral. A moral como finalidade da ética.
A moral busca a felicidade, e a ética, regras de conduta para que isso supostamente seja alcançado. Então a ideologia é uma forma de organização da sociedade para se alcançar determinado fim para sua realização feliz, como o marxismo propõe, o capitalismo etc.

A busca da felicidade seria um axioma moral ou a última entidade metafísica da moral desvelada? Eu entendo que a busca da felicidade é um axioma moral. Podemos perceber isso na constancia da história, onde todos os povos e pessoas buscavam algo a mais nas religiões e políticas de Estado. Entramos aqui numa questão filosófica interessante.

Mas o que é felicidade? Exercitando logicamente os entes dessa idéia com os recursos da língua portuguesa que conheço, a felicidade é o gozar e a constancia desse sentimento. Gozar a vida, gozar uma boa mulher etc. Mas como chego a essa última entidade? Ora, por exemplo, por que se deve trabalhar e ter um bom emprego?, ao invés d eum emprego braçal e simples? Ora, porque é evidente que um bom emprego significa uma vida mais confortável e supostamente com mais alcance ao prazer e a harmonia, ou seja, gozar a vida.

Outro exemplo, porque o play-boy quer uma ferrari caríssima? Na maioria das vezes é para ter Status social, respeito dos semelhantes e a crença de ter as mais belas mulheres, tudo com a intenção do bom gozo por detrás de tudo isso.

Então a felicidade em si é o gozo, e a sua constancia dele? Será que o gozo é um axioma moral ou é a última entidade metafísica percebida? Qual a relação Imanente Do Uno eterno com a existência? seria o gozo?

2 comentários:

Anônimo disse...

Masssa

Anônimo disse...

Olha, após ler estes versos tão bem escrito, tive uma sensação de gozo infinito penetrando entre minhas vulvas, deixando-me trêmula durante minutos.... você escreve melhor que o marquês de sade e fico aqui imaginando, como é você deitado numa cama ou assistindo tv com uma latinha de cerveja "budweiser", assim como o Homer.... preciso parar um pouco e respirar, pois fiquei sufocada.... seria isso um gozo ou uma deturpação de meus sentidos que faz recordar da minha infância, quando estava internado no hospital filadélfia.... vc por acaso foi meu parceiro e quarto? quantas miligramas de gardenal você consome diariamente? é em gotas ou comrpimidos.... acredito que seja comprimidos.... pois seus textos aprócrifos estão comprimidos..... no seu mundo comprimido!